UEMS lança Programa UEMS PRA VOCÊ para recepção de estudantes

Interinstitucional

UEMS lança Programa UEMS PRA VOCÊ para recepção de estudantes

Objetivo é apresentar a Universidade e fortalecer vínculo com alunos das Escolas

DOURADOS e MARACAJU
Por:Imprensa UEMS 25/04/2024 12:53

Nesta quarta-feira (24) a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realizou as ações do Programa UEMS PRA VOCÊ, estreando as atividades de 2024 nas Unidades Universitárias de Dourados e Maracaju. O Programa é coordenado pela profa. Dra. Maria Aparecida do Nascimento, capitaneado pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC), sob responsabilidade da profa. Dra. Erika Kaneta Ferri.

"Este Programa é para nós, da PROEC e da UEMS, um potente catalisador  e uma excelente vitrine de oportunidades para os nossos jovens  estudantes do ensino médio. A partir das visitas das escolas à UEMS,   promovemos  um momento que chamo de encontro sensorial com a UEMS, com os cursos, com os  professores e técnicos, com outros estudantes; um momento de experimentação ( com propostas e atividades práticas), ou seja,  um momento de viver uma  experiência com diversas áreas do conhecimento, proporcionando-lhes insights valiosos sobre suas opções educacionais e inspirando-os a buscar o ensino superior", destaca Erika.

UEMS/Maracaju recebeu centenas de estudantes neste dia de interação de jovens alunos com a Unidade universitária.

Para a pró-reitora da PROEC, é importante também lembrar que, para muitos alunos e alunas do ensino médio, a universidade pode parecer intimidante ou fora de alcance e, desde modo, as visitas permitem desmistificar esse ambiente, mostrando que a universidade é acessível e acolhedora, e que os alunos do ensino médio são bem-vindos e apoiados. "Conhecem nossos programas, conhecem nossas formas de acesso e politicas de permanência e incentivo a cultura, ao esporte, a  extensão e a pesquisa. Ao mesmo tempo, a UEMS também se beneficia ao atrair potenciais estudantes e promover uma maior  aproximação com este público e uma oportunidade de demonstrar para a sociedade suas potencialidades", conclui.

A coordenadora do Programa explica que o programa institucional visa receber alunos de ensino fundamental e médio mostrando o trabalho de excelência que a UEMS desenvolve em relação à oferta de Ensino Superior no Estado de Mato Grosso do Sul.

"Estamos de portas abertas à toda a comunidade para receber nossos estudantes mais jovens e atuar como uma vitrine de nossas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, mostrando nossa qualidade, nossas práticas inclusivas por meio de vivências e experiências únicas nestas visitas. A intenção é que eles e elas retornem para nosso quadro de discentes e possam concluir o curso superior nas áreas que tanto desejam", ressalta Maria.

Nas ações da UEMS/Dourados, estudantes visitaram salas de cursos e interagiram com acadêmicos/as.

A Diretoria de Comunicação Social da UEMS elaborou o mote da Campanha com a meta de fazer valer um discurso jovem para atingir e convencer os jovens estudantes. "A partir da linguagem deles, amplamente trabalhada nas artes com temas coloridos e informativos, adotamos uma perspectiva da gamificação, afinal a vida é um jogo muito sério para os jovens e cada escolha que eles e elas fazem, decide o futuro de suas trajetórias", informa Rubens Urue, chefe da DCS/UEMS.

Foram desenvolvidas artes para redes sociais, materiais impressos diversos, como banners, panfletos, faixas de sinalização visual e folders informativos com todos os benefícios para o acadêmico e acadêmica da UEMS, como bolsas e auxílios. As ações que ocorrem hoje em Dourados e Maracaju também serão executadas em Ponta Porã no dia 10/05, em Dourados, novamente, em 05/09, e em Campo Grande no dia 06/09.  Confiram as imagens das duas Unidades que receberam as ações do UEMS PRA VOCÊ.

Nas Unidades Universitárias, a organização teve apoio, respectivamente da gerente Cristina Zanchetta (UEMS/Dourados) e Alex Richter (UEMS/Maracaju).  A professora Gisele Feliciani, que integra o programa, acompanhou as atividades em Dourados e a profa. Maria Aparecida, que coordena o UEMS PRA VOCÊ, desenvolveu ações em Maracaju.